Coluna | Pronto para ser gigante – O novo Paris Saint-Germain

Por Allan Barrach

Fachada do estádio Parque dos Príncipes com loja oficial e restaurante

Fundado apenas em 1970, o Paris Saint-Germain é um clube novo. Carregando as cores da cidade (azul e vermelho) e o branco da monarquia francesa, o seu nome é uma homenagem a Paris e a Saint-Germain, cidade onde nasceu o rei  Luis XIV. Mas apesar de novo e ser inspirado numa grande história, este poderá ser o novo clube do futuro.

Seja em inglês como Dream Bigger, ou Revons Plus Grand, em bom francês, é na frente do estádio Parc des Princes que vemos aquilo que promete ser o futuro do clube que mais foi falado no último mercado de transferências. O novo bilionário da Europa está, sim, sonhando alto. E mais do que isso, está se preparando para chegar ao topo.

“Sonhando Grande” – o novo lema do PSG

Em visita ao estádio do PSG, tive a oportunidade de observar as instalações, fazer o tour e visitar a loja oficial. Antes já o tinha feito em outros estádios como o Santiago Bernabéu do Real Madrid e posso garantir que, apesar de ainda ser numa magnitude muito menor, o clube parisiense está pronto para voos muito altos.

A quantidade de turistas que o clube atrai ainda é pouca, mas está pronto para ser um case de sucesso. A exploração da imagem dos novos ídolos pode ser vista por todos os lados. Seja Ibrahimovic, Thiago Silva, Lavezzi ou Pastore, o clube já mostra que ali sim, há muitas estrelas. A associação da marca do clube com a da UEFA Champions League em diversos produtos mostra que já está entre os gigantes. Além disso, em todo o momento, em pequenos detalhes, eles querem mostrar que será o clube do futuro, e que este futuro começou agora.

Entrada da Loja Oficial
Camisas com nome e número chegam a custar 110 euros
Espaço para personalizar as camisas
Bar dentro da área VIP do Estádio
Espaço para receber familiares e amigos dos jogadores durante as partidas
Vista do estádio
Vestiário dos jogadores do PSG
Túnel de acesso ao campo

A avenida Champs-Élysées é, sem dúvidas uma das mais famosas do mundo. Por lá passam milhares de turistas todos os dias e, é claro, lá estava uma loja oficial do PSG. Uma estratégia perfeita, uma vez que nem todos vão percorrer uma distância considerável para ir ao estádio da equipe, próximo ao bairro de Boulogne. Na avenida que está em frente ao Arco do Triunfo, a loja é uma das mais bonitas e iluminadas. Impossível não chamar a atenção. Bem mais cheia que a do estádio, é dividida em dois espaços: em baixo, dedicada a todos os produtos do clube que são fabricados pela Nike, no andar de cima, produtos oficiais com a marca própria do clube. Produtos que inclusive são vistos pelas diversas lojas de souvenirs espalhadas pela cidade, o que garante que ninguém levará um produto não oficial para casa e o clube não deixará de faturar.

O PSG investiu em jogadores de nome e em um treinador vencedor. Mas sabemos que isso não basta nos dias de hoje e, podemos garantir, o marketing (em todas as suas vertentes) está sendo muito bem feito. De fato, o futuro dono da Europa pode sim, estar na “Cidade Luz”.

Loja da avenida Champs-Élysées
Dois andares com produtos Nike e de marca própria do clube
Thiago Silva – brasileiro é um dos destaques do clube

Category: ColunasMarketing

Tags:

Comentários

  1. muito legal a matéria, mas ainda vai um bom tempo pra ganhar a Europa , muitas expectativsas na maioria das vezes vira muita decepção , mas uma hora chega !