Barcelona e Boca Juniors acertam parceria estratégica

Hoje será apresentada oficialmente a parceria entre os gigantes Barcelona, da Espanha e Boca Juniors, da Argentina, onde o foco é muito simples: os jovens jogadores revelados no clube de “La Boca”.

Desde a eleição vencida pelo novo presidente do Boca, Daniel Angelici, no final do ano passado, a visão dos Xeneizes é trabalhar suas categorias de base da mesma forma que o clube catalão, uma vez que este tem conquistado todos os títulos e encantado o mundo do futebol sempre com craques formados na La Masia, a escola do Barça. Valdés, Puyol, Piqué, Busquets, Fàbregas, Xavi, Iniesta, Pedro e o melhor do mundo, Messi, são alguns dos jogadores formados na cantera e que são habitualmente titulares na equipe.

A primeira aproximação dos clubes surgiu no ano passado, quando o Barcelona entrou na briga com o Real Madrid pelo jovem atacante do Boca, Sergio Araujo. No meio do ano passado, o clube argentino esteve em Barcelona fazendo um amistoso contra o Espanyol, e ai começou a nascer o projeto que pode beneficiar as duas partes.

O Boca, que agora tem suas categorias jovens guiadas pelo ex-jogador Hugo Ibarra, terá à sua disposição todos os métodos de treinamento e desenvolvimento utilizados na La Masia, que é hoje considerada a melhor escola de desenvolvimento de jogadores no mundo. Em contra partida, o Barcelona terá a opção de compra de todos os craques revelados pelo Boca Juniors.

A prova do investimento dos clubes na base é muito clara, quando observamos que o Barcelona possui doze jogadores formados na base no plantel principal e o Boca com dezenove jogadores.

Imagem: fcbarcelona.es

Category: MercadoNegócios

Tags: