Astore | Conheça o novo uniforme da Seleção Basca

Nos últimos dias, a Federação de Futebol do País Basco – cujo nome oficial é Euskadiko Futbol Federakundea – apresentou o novo uniforme titular da Euskal Selekzioa, a sua seleção “nacional”.

Fabricado pela Astore (fornecedora do também basco Osasuña) em parceria com a empresa local de design Kukuxumusu, o kit explora elementos consagrados do basquismo, como as cores da ikurriña (sua bandeira) e o lauburu – espécie de lábaro ou cruz que simboliza seu povo – estampado na barra frontal e nuca da camisa.

Localizado entre os extremos sudoeste francês e norte espanhol, o País Basco tem em Athletic Bilbao, Real Sociedad e Alavés, além do já citado Osasuña, seus representantes mais famosos no mundo da bola. Sua seleção não é filiada a entidades reguladoras, disputando apenas partidas amistosas.

Mesmo assim, engana-se quem pensa que o futebol basco vive confinado: na temporada 2004-05, por exemplo, um combinado amador local conquistou a tradicional UEFA Regions’ Cup – competição bienal entre seleções regionais amadoras de todo Velho Continente.

Imagens: Divulgação (1, 2 e 3); UEFA (4)

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 27 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Category: CamisasMarketing

Tags:

Comentários

  1. Muito bonito o uniforma da Seleção Basca, lembra atéum pouco o da Seleção Mexicana. Porém, o mascote poderia ser mais original, ele é igualzinho o “Shawn Carneiro”.

  2. Como costume, o País Basco é uma região maravilhosa, repleta de curiosidades e tradições independentes. Sua seleção é conhecida por ser espirituosa e vigorosa, esse “manto” combinou muito com o estilo de jogo desse “país”, o verde traz e faz da seleção basca, uma equipe bastante tradicional e harmonioso. Parabéns, bonita camisa e um belo time de jogadores talentosos.