Acesso milagroso do Nueva Chicago à Segundona vira livro e filme

Apenas imagine: após boa campanha na Terceira Divisão, seu time ganhou o direito de disputar o acesso num play-off contra um arquirrival da Segundona. A primeira partida, em casa, é sua: 1×0. Na volta, em campo adversário, seu clube, mesmo podendo jogar pelo empate, abre o placar aos 39 minutos do segundo tempo. Sofre o empate aos 43. E “se arruma” um pênalti contra no último lance, aos 49. A torcida adversária já comemora a permanência – mas seu goleiro defende a cobrança e o jogo acaba em seguida. Como num milagre, a promoção, que estava a ponto de ser perdida, agora é sua.

Mais do que imaginar, os torcedores do Nueva Chicago – clube do bairro de Mataderos, região metropolitana de Buenos Aires – viveram, cena por cena, o roteiro desse drama no final da última temporada, quando venceram a promoción à B Nacional (Segunda Divisão argentina) contra o Chacarita Juniros. Uma história que agora pode ser revivida em dois novos produtos: o livro Crónica de un Milagro: Nueva Chicago, una pasión popular e o filme-documentário Torazo, Pasión Nacional.

Primeira obra de tiragem nacional sobre o torito, Crónica de un Milagro faz um apanhado geral sobre a história do clube antes de narrar a reconquista da Segunda Divisão – contando, incluive, com um prefácio escrito pelo goleiro Daniel Monllor, autor da defesa milagrosa. Já Torazo traz imagens inéditas da vitória ante o Chacarita, e se utiliza da campanha do acesso para mostrar a importância do Nueva Chicago na vida dos moradores de Mataderos.

Fundado em 1911, o Nueva Chicago tem como principais glórias seus três acessos à elite do futebol argentino, em 1981, 2001 e 2006. Alegrias que, pelo menos nesta temporada, possivelmente não serão revividas: penúltimo colocado na B Nacional, o clube se preocupa mais em evitar o retorno à B Metropolitana.

Imagens: Divulgação

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 27 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Category: MarketingNegócios

Tags: