New York Cosmos – Clube de futebol ou apenas marketing?

O New York Cosmos é um dos clubes mais conhecidos da história do futebol. Isso porque marcou uma época quando revolucionou o futebol nos Estados Unidos contratando craques como Carlos Alberto Torres, Pelé e Franz Beckenbauer.

Recentemente o clube que já estava extinto voltou à vida. Com uma chegada inesperada no mercado, a Umbro estrategicamente passou a produzir diversos produtos do time da cidade mais famosa do planeta. O ex-jogador Eric Cantona foi contratado para ser um espécie de diretor/embaixador e assim, o NY Cosmos voltar a ser um clube de verdade.

Mas a dúvida que fica é que a principal categoria do soccer, a Major League Soccer, tem contrato com a adidas todos os seus clubes são vestidos pela empresa alemã.

Seria então o NY Cosmos apenas uma jogada de marketing entre o “clube” e a Umbro e nunca disputará o campeonaro americano de futebol? Sendo apenas marketing ou não, a verdade é que o trabalho está sendo muito bem feito. Inclusive esta última campanha, onde mostra os “típicos” nova-iorquinos utilizando a camisa do clube que ainda representa a cidade.

Por Allan Amarelo

Category: Marketing

Tags:

Comentários