Um ciclo de vitórias

Imagem: Reprodução

“Um ciclo de vitórias”. Tomo a liberdade de emprestar o nome do livro do grande treinador Português José Mourinho para traduzir a nossa vida, a nossa família, o nosso trabalho e também os resultados que geramos na vida. E é assim que a nossa vida é traduzida, por ciclos.

No futebol tivemos na década de oitenta: Flamengo e Grêmio, em noventa: São Paulo, Cruzeiro e Grêmio e agora no século XXI, São Paulo, Santos e Internacional de Porto Alegre, isso só no Brasil. Porém em todos os lugares existirão vencedores e perdedores em algum momento de nossas vidas.

E para traduzir isso às decisões que os dirigentes tomam diariamente ao contratar ou demitir um profissional do clube eles tem que entender em qual momento do ciclo a equipe se encontra. Às vezes contratamos um atleta ou treinador em um bom momento do ciclo e esses profissionais simplesmente entram no embalo da equipe e levantam a taça junto com todos do clube. Às vezes acontece o contrário, e o profissional é contratado em um momento ruim do clube e acaba vivenciando também a fase ruim do ciclo.

Por isso, não há motivo para se preocupar, se você está trabalhando honestamente, com afinco, se adaptando as mudanças, não se preocupe, a sua fase boa do ciclo vai chegar: basta continuar trabalhando.

Joffrãn da Silva (@Joffran) é professor, consultor e treinador de futebol em Florianópolis, SC. Nesse espaço Joffrãn escreve sobre as nuances do futebol, analisa jogos, relata sobre as organização das competições e comenta sobre o treinamento do futebol.

Category: Marketing