“Somos grandes pelo que sentimos”: o novo conceito do Espanyol para a temporada 2011-12

No último mês, o Espanyol, tradicional clube da Catalunya, começou a trabalhar seu novo conceito de comunicação: Som grans pel que sentim, ou “Somos grandes pelo que sentimos”.

Seu objetivo primário é elevar a auto-estima da torcida blanquiblau, restrita a mais uma “temporada de time pequeno” após a não-classificação para a UEFA Europa League, no campeonato passado. Por ora, foram criados dois filmes com o novo apelo.

O primeiro é conceitual e lida, de forma simbólica, com a frustração do último ano. Nele, argumenta-se que o amor (ao Espanyol) deve prevalecer sobre qualquer expectativa ou desilusão. A mensagem é sintetizada pela frase No importa què tens… quan tens allò que importa – em tradução aproximada: “Não importa o que você possui… quando tem algo com que se importar”.

O segundo é narrativo e dirigido à nova campanha de abonamento – o período em que são vendidos carnês de ingressos para todos os jogos da temporada.

Batizada como ‘Ningú no ens ha regalat res´ – “Ninguém nunca nos deu nada” – a peça mostra o Espanyol como um sentimento que nasce com as pessoas e resiste a qualquer influência externa. Daí a argumentação final: Hi ha sentiments que no te’ls regalen… tu els fas créixer, ou “Há sentimentos que não se podem dar… é você que os faz crescer”.

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 25 anos e trabalha como redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar nas séries maiores.

Category: Marketing

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Comentários

  1. Ótima campanha do Espanyol !!
    Só uma dúvida.É correto um clube usar a imagem de outro nas suas ações de marketing?

  2. Não é incorreto, mas não é o mais indicado. Acho que ilustra bem esse caso específico, mas em outras situações pode se tornar algo dúbio.