Pela terceira vez seguida, Messi e Barcelona são eleitos os “mais midiáticos do mundo”

Um estudo realizado pela Universidad de Navarra, na Espanha, apontou que, pela terceira temporada seguida, Lionel Messi e seu clube, o Barcelona, são as marcas mais midiáticas do futebol.

O craque argentino alcançou 23,7 pontos de valor de mídia, mais de cinco à frente do português Cristiano Ronaldo – estrela do arquirrival Real Madrid. Observa-se também que o sucesso de Messi “puxou para cima” alguns de seus companheiros de vestiário: Xavi (único presente na última relação), Iniesta e Villa estão entre os dez primeiros, ao passo que Pedro, Piqué e Daniel Alvez figuram entre os 20 maiores.

O Barcelona, por sua vez, construiu seu destque em frentes diversas: o tricampeonato espanhol, a quarta conquista na UEFA Champions’ League, a campanha de destaque de seu time-B na Segunda Divisão nacional (terceiro colocado), o histórico patrocínio de camisa e, ainda, os bons efeitos da conquista mundial da seleção espanhola, que tem como base o clube catalão. O Real Madrid ficou com a segunda posição e o Manchester United, vice-campeão europeu, é o terceiro.

Entre os técnicos, vitória do merengue José Mourinho, com 52,7 pontos, contra apenas 30,7 do “rival” Pep Guardiola, terceiro no ranking – entre os dois está Alex Ferguson (39,1). As polêmicas do técnico português com a imprensa, todavia, refletiram diretamente no valor percebido da marca Real Madrid.

Foto: Getty Images

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 25 anos e trabalha como redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Category: Mercado

Tags: