Opta é a nova parceira da Major League Soccer

No último dia 4, a Major League Soccer – Campeonato Americano de Futebol – anunciou uma nova parceira de negócios: a Opta, líder mundial em geração e recursos de exibição de dados estatísticos esportivos – atualmente, a empresa é fornecedora oficial da Bundesliga, a mais rentável das ligas europeias. O acordo prevê a construção de um novo eixo para coleta de informações, a ser instalado em Nova Iorque, no escritório digital da MLS.

A inovação permitirá aos fãs da Major analisar profundamente todas as partidas do campeonato a partir de todo o material disponibilizado pela Opta. Existirá, inclusive, a possibilidade de acesso dos dados por parte de empresas de rádio-fusão e outras mídias.

A iniciativa tem três focos principais. O primeiro, e mais imediato, é acelerar a popularidade local da MLS, que, embora lucrativa, divide atenções com muitos outros esportes mais tradicionais e afeitos ao público yankee (e, muitas vezes, é preterida). O segundo é aumentar a importância internacional do torneio, agregando importantes diferenciais de modernidade e relacionamento à sua marca.

O terceiro, enfim, reforça a oferta de produtos licenciados: de posse de um poderoso sistema estatístico, a Major poderá aumentar sua gama de produtos digitais e de móbile – a novidade, de fato, já está presente nos novos aplicativos oficiais da liga para as plataformas iPod, iPad e Android.

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 25 anos e trabalha como redator publicitário na Babenko. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar nas séries maiores.

Category: MercadoNegócios