MLS é a terceira liga mais assistida dos Estados Unidos

A Major League Soccer-MLS é a terceira liga esportiva profissional mais assistida dos Estados Unidos. A informação é do jornal Sporting News, que reportou um crescimento de 7,2% na frequência aos estádios da categoria, com média de público de 17.872 espectadores, contra 17.323 da NBA (basquete, 4a. colocada) e NHL (hóquei, 5a.) – nas primeiras posições estão, respectivamente: NFL (futebol americano), com 66.960; e MLB (beisebol), com 30.352.

Entre os fatores que contribuíram com este sucesso, destacam-se: a natural empolgação com as campanhas recentes da seleção yankee; a identificação da comunidade hispânica com os jogadores latinos, que representam 16% do total de estrangeiros da MLS; a capacidade da liga em atrair estrelas como o inglês David Beckham e o francês Thierry Henry; acordos bem-sucedidos com mídias diversas; e o reconhecimento do noroeste americano como um reduto de apaixonados pelo esporte – em especial a cidade de Seattle, onde o Seattle Sounders leva cerca de 38.496 a seus jogos.

O sucesso também passa por uma constante busca por novos mercados: de 1996, ano de sua fundação, para cá, a MLS passou de dez para 18 membros, um aumento de 80%; e, para o próximo ano, já é certa a adesão do Montreal Impact, que será o terceiro participante canadense da liga. Nesta temporada, por fim, a Major ainda foi beneficiada pela greve dos jogadores da NBA, tem atrasado o início do campeonato e, certamente levou a um “efeito substituição” na maioria das praças envolvidas.

Foto: Wikimedia

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 26 anos e é redator publicitário na Editora Três. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Category: Mercado

Tags: