Marca vencedora, José Mourinho vale cerca de €12 milhões

De acordo com o site brasileiro Máquina do Esporte, um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing – IPAM avaliou a marca do treinador José Mourinho em cerca de €12 milhões. Sempre de acordo com o site, a estimativa foi traçada antes de “Mou” ter sido escolhido pela FIFA como o Melhor Técnico de 2010, no último dia 10.

O principal fator que faz de Mourinho, mesmo sem ir a campo e marcar gols, uma marca valorizada no mundo do futebol – e do esporte, em geral – é o seu direcionamento inequívoco para a vitória. Em todos os lugares, o foco de José Mourinho é ser campeão, não uma, mas várias vezes; e nos campeonatos mais importantes, marcando seu nome tanto nas histórias dos clubes quanto das competições.

No Porto, que vivia uma fase de escassez de títulos e boas campanhas continentais, Mourinho conquistou todos os títulos disponíveis (com exceção da UEFA Supercup): Campeonato Português, Copa de Portugal, Supercopa, UEFA Cup, Champions’ League e Mundial de Clubes.

Em sua passagem pelo Chelsea, que não comemorava títulos desde 2000, arrebatou os quatro troféus nacionais: Premier League (duas vezes, após mais de cinco décadas de ausência), FA Cup, League Cup e Supercup.

Na Internazionale, Mourinho venceu o que havia de mais importante na Itália: dois scudetti, e uma copa e supercopa nacional. Mas o que marcou verdadeiramente o seu ciclo foi a conquista da Champions’ League, que pôs fim a uma espera de 45 anos da torcida neroazzurra.

Hoje no Real Madrid, Mourinho forma as bases para levar o time merengue de volta às taças. E, seguindo sua “estratégia” de conquistar títulos marcantes, à parte o Campeonato Espanhol e a Champions’ League, a Copa del Rey, que falta ao clube de Madrid desde a temporada 1992-93, poderia ser um belo começo.

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 25 anos e trabalha como redator publicitário na Babenko. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar nas séries maiores.

Category: MarketingNegócios

Tags: