Espanyol convoca torcedores para expandir o capital do clube

Nas últimas seis temporadas, o Espanyol, clube catalão que figura na elite espanhola, experimentou um salto de qualidade como há anos não acontecia: venceu uma Copa del Rey (2005-06); foi vice-campeão da antiga UEFA Cup (2006-07); inaugurou o Cornellá-Prat (2009), um dos mais modernos estádio da Europa; e, nesta temporada, figura na parte de cima da tabela, em plena corrida por uma classificação para as competições continentais.

O clube, outrora estigmatizado como “o primo pobre da Catalunya” – em referência ao sucesso do rival Barcelona – está em franco crescimento e, para continuar assim, implementou uma ousada campanha para a expansão do seu capital, atualmente avaliado em pouco menos de € 17 milhões. Batizada como Passa a l’Acció! (“Entre em Ação!”), a iniciativa tem por objetivo concretizar um acrescimo de total de € 12 milhões (cerca de 70,5% de expansão) no capital social do clube. A tática para viabilizar o valor é a venda de ações de pequeno valor nominal, já praticadas pelo clube, avaliadas em € 60,11.

Com isso, o Espanyol visa, estrategicamente, aumentar em 199.655 o número de títulos em circulação (atualmente 280.545) e, consequentemente, ampliar o leque de acionistas e sócios, hoje apenas 10.646. É de vital importância para o clube que, na pior das hipóteses, pelo menos € 6 milhões sejam levantados, pois o valor já está empenhado para as cartas de crédito que permitiram a construção do novo estádio. Além disso, a abordagem regionalista, com comunicação em catalão deixa clara a intenção do Espanyol em reforçar a identidade e proveniência de sua marca, posicionando-se como um clube essencialmente dedicado ao povo catalão.

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 25 anos e trabalha como redator publicitário na Babenko. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar nas séries maiores.

Category: Negócios