Bilionário russo finaliza compra e vira dono do Monaco

O bilionário russo Dmitry Rybolovlev finalizou nesta sexta-feira a compra do Monaco, um dos times mais tradicionais do futebol francês. Ele adquiriu 66,67% das ações do clube, por valor não revelado, enquanto o restante ficou nas mãos do grupo MSP, formado por empresários da região. E assumiu o controle com a promessa de investir pelo menos 100 milhões de euros nos próximos quatro anos.

“Penso que o clube tem um enorme potencial. Espero ser capaz de desenvolver todo esse potencial, tanto em nível nacional quanto na Europa”, afirmou Rybolovlev, que também disse ser um “torcedor fanático de futebol”. “Por viver já há algum tempo em Mônaco, entendo que esse time é um dos principais símbolos do Principado, com todo o seu orgulho e a sua tradição”, completou o bilionário russo.

O príncipe Albert, que costuma ir ao estádio para acompanhar os jogos do Monaco em casa, aprovou a venda ao russo que é considerado um dos 100 homens mais ricos do mundo – tem fortuna estimada em US$ 9,5 bilhões, conseguida principalmente no ramo de produtos fertilizantes. “Esse acordo abre as portas para uma nova página na história do time que é tão querido no Principado”, avaliou o monarca.

O Monaco tem sete títulos na história do Campeonato Francês – o último foi conquistado em 2000 -, mas vive atualmente uma péssima fase, ocupando a lanterna da segunda divisão. Agora, com o dinheiro de Rybolovlev, o clube espera retomar os tempos de glória, quando, por exemplo, chegou a decidir o título da Liga dos Campeões da Europa – foi em 2004, na final que perdeu para o Porto.

via Agência Estado

Category: Negócios