“Investimentos galáticos”

O jornal espanhol Marca divulgou no mês passado um estudo sobre quanto o Real Madrid investiu nos últimos 10 anos em contratação de jogadores e o resultado foi espantoso. O clube “Merengue” gastou aproximadamente 1,02 bilhões de Euros, o equivalente a R$ 2,38 bilhões de reais em contratações. Mas a grande pergunta é, qual foi o resultado de todo esse investimento?

Nas últimas 10 temporadas o Madrid conquistou 11 títulos, enquanto que o seu principal rival, gastou 715 milhões de Euros e conquistou 12 títulos. Além de menos investimento em jogadores o Barcelona conquistou mais títulos e revelou mais jogadores, o principal foi o craque Argentino Lionel Messi.

Contratações do Real Madrid desde a temporada 2000/2001.

Existe ainda um outro problema, o Real Madrid paga alto pelos seus jogadores, mas na hora da venda acaba perdendo dinheiro, por exemplo: o Real Madrid comprou o craque holandês Robben do Chelsea por 36 milhões de euros em 2007, o jogador passou vários jogos no banco e foi pouco aproveitado. Em 2009 foi vendido ao Bayern de Munique por 25 milhões de euros, se tornou um dos principais jogadores do time, ajudando o clube a chegar na final da última edição da Uefa Champions League contra a equipe da Inter de Milão.

Não é só o Madrid que investe rios de dinheiro em jogadores, o Chelsea da Inglaterra gastou 650 milhões de euros em 8 temporadas, isso desde que o magnata russo Roman Abramovich decidiu adquirir os “Blues”. Outro time que vem gastando bastante é o Manchester City, nas últimas 3 temporadas o time do sheik Sulaiman Al Fahim gastou 400 milhões de Euros em novos jogadores.

E os próximos 10 anos ?

Photograph by: JASPER JUINEN GETTY IMAGES, The Gazette

Com a saída do eterno camisa “7” merengue para o Schalke 04 e do meia Guti para o Besiktas da Turquia, Mou resolveu investir em jovens jogadores, mudar a estratégia que Florentino Perez iniciou em 2000 de “Zidane y Pavones” e começou a montar um time com jovens promessas, que possuem muito potencial e também vontade de conquistar de títulos, para 2010/2011 o Madrid contratou Di Maria (22 anos) do Benfica, Canales (19 anos), Pedro Léon (23 anos), Khedira (23 anos) e trouxe umas das estrelas do Mundial 2010, o alemão Mesut Özil (21 anos). O único jogador contratado que possui mais do que 30 anos de idade é o zagueiro Ricardo Carvalho, que foi comandado por Mourinho no Chelsea e também no Porto.

Para a temporada 2010/2011 foram investidos quase 70 milhões de euros em jogadores, agora é esperar o fim do campeonato para conhecer o resultado.

Foto 1:  soccer-art.co.uk

Fonte: Marca.com

Category: MarketingNegócios

Tags:

Comentários

  1. A sorte do Real Madrid esta temporada é que a Juventus não está na Champions League…