Grandes clubes de Portugal devem 323 milhões de Euros

Uma matéria feita pelo jornal “O Jogo” de Portugal analisou o estado financeiro dos chamados “3 grandes” do futebol português. Donos de uma história e conquistas indiscutíveis, Benfica, Porto e Sporting também possuem dívidas astronômicas. Ao todo são 323 milhões de Euros (algo em torno de 716 mihões de Reais), sendo que deste valor, a maior dívida passa a ser a do Benfica com 216,5 milhões de Euros.

Apesar disso, o clube lisboeta não parece ser o pior dos casos, uma vez que é o clube que consegue gerar mais receita no país, graças a sua torcida que é maioria absoluta e, também, por ser o clube com mais sócios ativos em todo o mundo.

O Sporting pelo contrário, tem a menor dívida e a situação mais complicada. Sem vencer o campeonato há 10 anos, o clube possui uma dívida de pouco mais de 52 milhões de Euros, mas tem ficado muito atrás dos rivais no que diz respeito a entrada de capital. Nos últimos anos as temporadas e novas contratações só são possíveis graças a vendas de jogadores como Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Nani, João Moutinho e Miguel Veloso.

Já o Porto tem a melhor das situações. Mesmo com dívidas de 54 milhões de Euros, o clube consegue manter o “ativo menos passivo”, ou seja, capitais proprios superiores ao capital social. As quase sempre participações na Liga dos Campeões somado à venda de jogadores como Pepe, Lisandro Lopez, Lucho Gonzalez e Bruno Alves faz do Porto o único a apresentar lucro no final das últimas duas temporadas.

Category: MercadoNegócios

Tags:

Comentários