Bayern x Inter – Uma luta financeira

Amanhã teremos a final da Liga dos Campeões da Uefa. A competição de clubes mais prestigiadas do mundo e, também, a mais lucrativa.

Dois modelos de economia completamente diferentes estarão frente a frente em Madrid. 54% do volume de negócios do Bayern de Munique vem do patrocínio e do marketing. Os campeões alemães conseguiram ganhar quase 160 milhões de Euros comercialmente, um volume muito mais alto do que o do rival Inter, onde as receitas de patrocínios representam apenas 26% do total da receita do clube (52,6 milhões de Euros).

O Bayern recebe 20 milhões de Euros da T-Home, quase o dobro dos 11,5 milhões de Euros recebidos pelo Inter por parte da Pirelli, isto em termos de patrocínios nas camisas. A situação é completamente diferente em termos de receitas de transmissão televisivas. Neste assunto, o Inter ultrapassa os 115 milhões de Euros, correspondendo a 60% do total da receita. O Bayern gera somente 25% do seu rendimento com a televisão.

Em termos de receitas, o Bayern já venceu o Inter de Milão: graças à excelente estratégia comercial, os bávaros ganharam quase 100 milhões de Euros a mais do que seus rivais italianos.

Comparação financeira entre Bayern Munique e Internazionale

Bayern Internazionale
289.500.000 € Receita Total 08/09 196.500.000 €
69.600.000 € Direitos Televisivos 08/09 115.700.000 €
159.300.000 € Comércio 52.600.000 €
60.600.000 € Bilheteira (média por jogo) 28.200.000 €
20.000.000 € Patrocínio na Camisola 11.500.000 €
159.600.000 € Aquisição de Jogadores (últimos 3 anos) 189.400.000 €
-89.900.000 € Balanço das Transferências (últimos 3 anos) -60.200.000 €

A receita de bilheteira também diverge bastante: a capacidade de uso no estádio de futebol do Bayern, a Allianz Arena, é de 100% para jogos domésticos. O novo estádio do FC Bayern vendeu todos os ingressos nas últimas três temporadas com uma receita média de 60,6 milhões de Euros por ano. O estádio da Inter de Milão, Giuzeppe Meazza, ao contrário, só chegou a ficar 68% cheio. Não deixa de ser positivo, comparando as assistências médios italianos, mas com 28,2 milhões de Euros gerados em média por jogo, ainda há muito espaço para melhorias.

A receita de bilheteira é impressionante para o Bayern e representa 22% do total, quase igual à receita de transmissão, obviamente, um novo estádio para o Inter de Milão ajudaria a reduzir a diferença e a trazer mais fãs para os jogos, gerando mais dinheiro para o clube.

Não só os 5,9 milhões de fãs do Inter na Itália e os 8,3 milhões de fãs do Bayern na Alemanha estarão nos clipes da final da Liga dos Campeões em Madrid: todos os fãs de futebol na Itália e na Alemanha irão cruzar os dedos para o seu próprio time, já que o vencedor atingirá o coeficiente da UEFA para qualificar 4 clubes do seu próprio campeonato local para a edição da Liga dos Campeões de 2012.

Até agora, o Bayern e o Inter ganharam 22,5 milhões de Euros por alcançarem a final. Quem ganhar a final, ganhará mais 9 milhões de Euros, mas certamente também mais fãs ao redor do mundo e consequentemente mais patrocinadores.

Fonte: SPORT+MARKT

Category: Marketing

Tags: